sábado, 20 de dezembro de 2008

From Ubajara to Luís Correia Ontem e Hoje

[Postado anteriormente no blog Poemas, Contos e Crônicas, em 23/07/2008]
Francisco Estêvão

Anos atrás eu, minha mulher e minha filha saímos de Ubajara, Ceará e fomos até Parnaíba, Piauí, pois precisávamos tirar passaportes para dar um giro pelas “oropas”.  
Fomos de carro. Em Tianguá, distante 18 quilômetros de Ubajara, pegamos a BR 222 e seguimos até Piripiri, já no Piauí, onde almoçamos num restaurante de beira de estrada e seguimos para nosso destino.  

Depois de rodar mais de 180 quilômetros ficamos surpresos com a cidade... uma verdadeira capital. Enorme, ruas largas e extensas, muitos automóveis, muita gente, muito movimento. Mas na Polícia Federal não havia movimento nenhum, de modo que em pouquíssimo tempo estávamos de posse de nossos passaportes.


Já era tardinha e resolvemos pernoitar num hotel bem próximo da Polícia Federal. Excelente hotel, com piscina, estacionamento e café da manhã.

Na manhã seguinte percorremos mais uns 12 quilômetros e fomos até
Luís Correia [foto à direita - Praia de Atalaia - cedida como Domínio Público pelo autor Moacir Ximenes] e ali ficamos boa parte do dia na praia.
Quando voltamos usamos um caminho alternativo: rodamos por um resto de estrada, que hoje não existe mais, com a intenção de chegar a Chaval, Ceará e de lá seguirmos para Viçosa, já na Serra da Ibiapaba e cerca de 50 quilômetros de Ubajara. Em Chaval perguntamos como se chegaria á Viçosa e nos deram duas  opções: a estrada por fora e a estrada por dentro (esta era a rota mais curta). Fomos por dentro. Era apenas um caminho quase sem casas e sem nenhum movimento de veículos, mas deu certo... Apenas ficamos atolados num areal onde antes passava um riacho. Havia umas duas casas nas proximidades e, não se sabe como nem de onde, apareceu mais de uma dúzia de pessoas que nos ajudaram a sair do atoleiro. Um pouco mais adiante um pneu furou... chegamos a Viçosa às 8 horas da noite.

Isso tudo é passado! Hoje, de Ubajara a Luís Correia são pouco mais de 200 quilômetros, Via Viçosa do Ceará, [foto à esquerda] seguindo por Padre Vieira, Cocal, Buriti dos Lopes e Parnaíba, em estrada nova e totalmente asfaltada.

2 comentários:

  1. Visite o meu blog: www.valdecyalves.blogspot.com e leia poesia vencedora de concurso homenageando o Estado do Ceará, Brasil. intitulada: CANTO AO CEARÁ. Coletânea lançada em 21 de janeiro de 2010. A partir do meu blog pode acessar páginas de outras poesias de minha autoria e vários documentários postados em minha conta no youtube. Grato!

    ResponderExcluir
  2. GOSTARIA DE VER TRAÇADO UM MAPA QUE ME INDICASSE TRAJETO ENTRE LUÍS CORREIA NO PIAUI E UBAJARA NO CEARÁ.AGRADEÇO DESDE JÁ. ABRAÇOS EMILIANO ANDRADE.

    ResponderExcluir